sábado, 15 de maio de 2010

QSL da Rádio RTBF Internacional da Bélgica



Recebi uma inusitada confirmacao de escuta. Pelo menos para mim é sem duvida algo que ficará para a historia. Trata-se de um cartão QSL postumo, referente a uma escuta que fiz da RTBF - Bruxelas, Bélgica

Pensei que jamais receberia este QSL, pois o informe foi enviado por e-mail no ano de 2006.

Pois hoje recebi da emissora uma carta em frances, onde consta que, em virtude das novas tecnologias em funcionamento, a RTBF decidiu encerrar suas transmissoes em Ondas Curtas no dia 31 de Dezembro de 2009, as 23 horas e 15 minutos.

Informa ainda, que a partir de janeiro deste ano, as emissões poderão ser acompanhadas pelo sito da Internet (www.rtbfi.be). Alem do endereço na Internet, emissões para África e parte da Europa podem ser captadas atraves do Satelite AB3 e as transmissoes apartir de Kinshasa em FM nos 99,2 MHz e Ondas Medias nos 621 kHz, alcançando cerca de 300km ao redor de Bruxelas.

E, junto a carta, um belo cartão QSL confirmando os dados da minha escuta. Na foto do cartão, uma bonita imagem do conjunto de antenas do parque transmissor, que ironicamente aparecem como se estivessem em uma foto desgastada pelo tempo, desbotada, o que acaba por dar um ar de algo que se foi mesmo.

Embora chateado pelo final das transmissoes da RTBF, fiquei muito contente com a atenção que a emissora me respondeu, confirmando minha escuta, confirmação esta que será preservada com muito carinho em minha coleção de QSL's e cartas confirmatórias.